quinta-feira, 18 de agosto de 2016

BACABEIRA: POVOADO OLHO D'ÁGUA SOFRE COM FALTA DE ÁGUA E CASAS DE TAIPA


Os moradores do povoado Olho D'água em Bacabeira  localizado próximo a Peri de Baixo, convivem com sérios problemas, as condições de moradia de muitas famílias que ali residem há anos, estão abaixo dos padrões de qualquer classe econômica.



Infelizmente a cidade de Bacabeira ainda se encontra em uma posição alarmante no mapa da pobreza do estado, e a falta de uma moradia digna é um dos principais fatores, mais da metade da população está abaixo da linha da pobreza segundo dados do IBGE
Fonte:

REQUISITOS PARA SAIR DO MAPA DA POBREZA
Para combater a pobreza, é preciso desenvolver um programa voltado para políticas públicas, que possam viabilizar melhoria de vida aos cidadãos e consequentemente qualidade de vida. Dentre muitos itens, alguns devem ser Inicialmente implementados: Moradia digna, Emprego e Renda, Saneamento Básico.



No povoado de Olho D'água, não existe água encanada nas casas e o abastecimento insuficiente e irregular, é feito com caminhão tanque (Carro Pipa) e só passa a cada 15 dias. O poder público municipal nunca tomou providências para solucionar esses problemas de moradia digna, por esta razão o povoado só tem 2 casas de alvenaria, e não existe de rede de esgoto.



No Maranhão, algumas cidades contribuíram para diminuir os índices de casas de taipa e pobreza, dentre elas está Santa Rita, cidade vizinha de Bacabeira. O ex prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo que conhece bem a região de Bacabeira destacou:



" Em Santa Rita fizemos um trabalho de base, trocando as casas de taipa por casas de alvenaria, levamos água às localidades distantes, e muitos outros projetos, tudo foi feito com recursos próprios. Bacabeira tem um grande potencial econômico, é possível solucionar esses problemas, basta ter boa vontade e uma boa gestão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário